terça-feira, 28 de junho de 2011

Festas Juninas = Inferno pra minha saúde

(
Festas juninas... São João, São Pedro, Santo Antônio...


Fogos, fogueiras...

Puts! Fogueiras, fogos... Alguém me dá um motivo para isso?

Até hoje  dia 28 de junho de 2011,eu me perguntava: Qual o motivo dessa tradição (na minha opinião, idiota) de se acender fogueiras e soltar fogos no período de festas juninas. 

Até que encontrei uma colega no ônibus, e justamente quando ele passava por uma fogueira resolvi indagar: não entendo o motivo de as pessoas ainda acenderem fogueira. Antes se acendia para se assar o milho, mas hoje nem milho assam mais, até porque já tem a churrasqueira, né? É só pra fazer fumaça mesmo.

Veja o dialogo que surgiu:

Ela que até então estava de pé, fala pra mim que estava sentada, sem nem pensar duas vezes: 

Ela: HEREGE!!!!
Eu: Han? Quem é herege?
Ela: Você! Você é herege!
Eu: Como assim? Por quê? (achando ela meio louca)
Ela: Acendem fogueiras porque a mãe do santo que batizou Jesus Cristo acendeu uma fogueira para avisar à Maria, mãe de Jesus Cristo, do nascimento do dito santo que esqueci o nome. ” (ao menos é o que me recordo do que ela falou)

Eu: Beleza, ótimo... Você sabe a historinha da fogueira.
E eu sou herege por ser desinformada? ^^Pecado eu não saber o nome de São João Batista ?                                          

(É pesquisei no Google)

Só pra constar: Herege = Herege segundo a religião é aquele que nega um dogma de fé e tem pertinácia no seu erro, então é expulso da religião e, se sua heresia é algo que ameaça a sociedade o herege poderia ser condenado à morte.

(Ou seja, NADA A VER!!! :p )

Puts! Sou uma menina muito má! Kkkkk... Depois ela falou que foi só uma maneira de falar.

E ai, pra concluir a conversa falei, me diz ái,, quantas pessoas você acha que conhecem essa história? Porque eu acho que maior parte das pessoas acendem por acender, sem motivo; por uma tradição que eles desconhecem! E olhem só, ela concordou... Deu até medo. E se ela terminar se tornando herege por minha culpa?     =P


Brincadeiras a parte...
(Ainda continuo achando que essa tradição é só  pra me irritar!)

Que se dane a cultura que transformou fogueira em tradição. Eu quero  é que são João passe e deixe minha saúde ficar em paz!

P.S: Continuo sem saber o motivo dos fogos! Mas, ela disse que também tem uma explicação religiosa. Mas, como sou “herege”... Fico devendo essa!




                                   Juliete Santos

2 comentários:

  1. Bem redigido e engraçado o texto :), não lembrava o porquê da tradição, lendo relembrei. Minha minha Herege nenem.

    ResponderExcluir
  2. Tá você comentou no meu, eu comento no seu!
    Mas indo ao texto... Lembro de termos comentado não gostar do São João numa conversa telefônica e esse foi o motivo principal. Acabo de descobrir que sou HEREGE tbm!
    Ah, você tbm nos ambientou na cena, vlw!

    ResponderExcluir